This is a post written in Portuguese, as a free translation of Martin Fowler’s article CodeSmell. Translated on September 10, 2017.

Este é um post escrito em Português, como uma tradução livre do artigo CodeSmell de Martin Fowler. Traduzido em 10 de Setembro de 2017.

CodeSmell

Martin Fowler 9 de Fevereiro de 2006

Um code smell (ou cheiro no código, em Português) é uma indicação superficial que geralmente corresponde a um problema maior no sistema. O termo foi criado por Kent Beck enquanto me ajudava com o meu livro Refactoring.

A definição acima contém alguns pontos sutis. Em primeiro lugar, smell (ou cheiro, em Português) é, por definição, algo que é rápido de ser detectado - ou fareijável como já escrevi recentemente. Um método longo é um bom exemplo disso - apenas olhando para o código e meu nariz já se contrai se eu vejo mais de uma dúzia de linhas de java.

O segundo é que os cheiros nem sempre indicam um problema. Alguns métodos longos são bons. Você deve olhar mais a fundo para ver se há algum problema por trás - os cheiros não são inerentemente ruins por conta própria - eles são muitas vezes um indicador de um problema e não o próprio problema.

Os melhores cheiros são aqueles fáceis de detectar e que na maioria das vezes levam você a problemas realmente interessantes. Classes de dados (classes só com dados e sem comportamento) são bons exemplos disso. Você olha para elas e se pergunta qual comportamento deveria estar nesta classe. Então você começa a refatorar para mover esse comportamento para ela. Muitas vezes, perguntas simples e refatorações iniciais podem ser o passo vital para transformar objetos anêmicos em algo que realmente tem classe.

Uma das coisas interesantes sobre cheiros é que são fáceis até mesmo para pessoas inexperientes encontrá-las, mesmo que não saibam o suficiente para avaliar se há um problema real ou para corrigi-los. Ouvi falar de desenvolvedores líderes que escolhem um “cheiro da semana” e pedem às pessoas que busquem o cheiro e os tragam para os membros seniors da equipe. Identificar um cheiro de cada vez é uma boa maneira de gradualmente ensinar as pessoas da equipe a serem melhores programadores.

comments powered by Disqus